Projeto Web Segura

Ajude na proteção de seu filho

By 13 de dezembro de 2010 One Comment

O conhecimento de como seu filho usa a internet e de responsabilidade dos pais. Acompanhe de perto o mundo virtual que seu filho(a) participa, seus exemplos e sua proximidade podem evitar situações desagradáveis para toda a família. Vale lembrar que como pais e responsáveis de crianças e adolescentes cabe a você educar, proteger e orientar. Na internet isto também vale. Segue algumas dicas que pode ajudar nesta tarefa:

  • O computador da criança deve ficar em uma área comum da casa e não no quarto.
  • Estabeleça regras razoáveis para a criança usar a internet e explique a razão das regras, relacionando à segurança e saúde da criança. Deixe essas regras junto ao computador e observe se elas estão sendo seguidas. Estabeleça quanto tempo.
  • Oriente seu filho a não fornecer para estranhos informações pessoais como endereço, telefone, nome da escola em que estuda, nome dos pais ou e-mail. Recomende que a criança utilize apelidos ou nomes de seus personagens de desenho favoritos – é uma maneira de proteger informações pessoais.
  • Explique às crianças e adolescentes que eles não devem publicar fotos e imagens com dados pessoais, como placa do carro da família ou que mostrem ponto de referência que permita identificar sua casa ou apartamento.
  • Navegue junto com a criança por um tempo e ensine-a a lidar com o mundo virtual da mesma maneira como você orienta sobre o mundo real. Se seu filho é um usuário experiente de internet e você não, peça que ele ensine você a navegar nas redes sociais, usar o MSN, comentar em blogs etc. É uma maneira de você aprender e conhecer os hábitos do seu filho além de valorizar o conhecimento que ele tem.
  • Observe as atividades das crianças e dos adolescentes na internet. Denuncie atividades suspeitas. Encoraje a criança a relatar atividades suspeitas ou material indevido recebido.
  • Existem programas que filtram e bloqueiam sites, a maioria dos navegadores possuem ferramentas para ajudar no controle de pais, são dispositivos uteis através do qual as crianças visitam páginas pré-analisadas e seguras.
  • Se a criança ou adolescente conheceu alguém na internet e agora quer encontrá-lo pessoalmente, é essencial tomar alguns cuidados:
  • Marcar o encontro em lugar público e seguro, como um shopping center.
  • Ir acompanhado por um amigo, parente ou alguém a quem se possa recorrer em caso de problemas.
  • Avisar outras pessoas sobre o encontro, informando local, data e horário.

Caso precise denunciar:

Safernet
http://www.safernet.org.br/site/denunciar

Policia Federal
http://nightangel.dpf.gov.br/

Utilize o blog para perguntas, estamos aqui pra compartilhar e fazer a internet mais segura para nossos pequenos.

Join the discussion One Comment

Deixe uma resposta