Consumidores reclamam mais pelas Redes Sociais

Com a popularização da internet, os internautas, perceberam também que podem usar as redes sociais para agilizar sua comunicação com as empresas. Inclusive para terem reclamações atendidas.

No Brasil, as empresas têm se mostrado abertas a ouvir seus consumidores online tanto pelo Facebook ou Twitter.
O SAC é insuficiente como canal de comunicação com o novo consumidor online. As empresas perceberam que reclamações ou avaliações ruins, podem impactar em seus negócios. Uma vez que um comentário negativo pode ser compartilhado por milhões de pessoas em questões de horas. Então neutralizar imagem negativa é um desafio em um mundo conectado.

Por outro lado, os consumidores, por se sentirem mal assessorados tem cada vez mais se apoiando na internet, para terem suas reclamações resolvidas. Até mesmo páginas específicas para reclamações hoje estão disponíveis como o Reclame Aqui.

Para o consumidor é importante lembrar, que é preciso ter moderação nas reclamações nestes espaços públicos, pois algumas empresas têm se valido de mensagens agressivas e algumas vezes difamatórias para ações judiciais contra seus consumidores, exigindo que a reclamação seja apagada e as vezes até danos morais.

Caso tenha um problema, é importante documentar o máximo possível seu caso, oficializar junto aos órgãos competentes, aí sim, compartilhar o seu problema nas redes sociais em busca de uma solução pacifica junto a empresa. Eu já tive minhas reclamações atendidas seguidas essa ordem, algumas empresas que não tem interesse em lhe ajudar, vão fazer de tudo para usar sua reclamação contra você, então faça sempre a sua parte de forma correta.

Deixe uma resposta