Empresas não pretendem investir em Hadoop

Apesar do barulho, Hadoop ainda não decolou no universo corporativo. É isso que mostra um estudo recente do Gartner, que ouviu 284 empresas. Segundo a consultoria, mais da metade do universo pesquisado não possui planos de investir no conceito dentro de um intervalo de dois anos.

Dentre os motivos que barram o avanço da tecnologia figuram questões como a dificuldade de medir (e encarar) os desafios da utilização das ferramentas para gerar valor aos negócios e ausência de habilidades para conduzir projetos.

A pesquisa, conduzida entre fevereiro e março, revelou que 54% das empresas pesquisada não pretende investir na tecnologia até 2017, “apesar do hype e de casos reportando sucesso no uso”, avalia o analista Nick Heudecker.

Somente 26% dos respondentes entregaram, testaram ou experimentaram projetos com Hadoop e 18% pretende adotar essas ferramentas dentro de 24 meses (sendo que 11% planeja investir no conceito dentro de um ano e os outros 7% pretende fazer dentro de dois anos).

Falta de habilidade é o maior inibidor na adoção da tecnologia para 57% dos respondentes. Além disso, quase a metade do universo pesquisado (49%) alega que o desafio reside na extração de valor a partir do uso da tecnologia.

Deixe uma resposta