Ir para o conteúdo principal

A internet revolucionou nossa forma de comunicação e relacionamento social. Transformou profundamente o modo como interagimos, seja em nossas famílias ou nos outros grupos sociais que pertencemos. Alterou como vivemos, aprendemos, trabalhamos, consumimos e nos divertimos. A internet trouxe benefícios na utilização das tecnologias com fácil acesso ao conhecimento, na colaboração entre as pessoas e organizações, na inclusão social, e na criação de valores.

No início da internet, seu conteúdo era produzido por poucos. Somente aqueles que conheciam as técnicas de programação podiam produzir conteúdo. A maioria dos internautas podiam somente navegar entre as páginas. Nos últimos anos, isso mudou radicalmente, novas ferramentas foram criadas para facilitar a criação de conteúdo e compartilhar de maneiras muito simples, seja por meio de blogs, redes sociais, ou vídeos no YouTube. Essa interação entre os internautas foi muito enriquecedora para a internet, fortalecendo seu campo de penetração em todos os lugares. Vemos pessoas em todos os cantos do mundo criando blogs ou fotoblogs para manter contatos com seus parentes e amigos mais distantes ou simplesmente compartilhar ideias com o mundo inteiro, sem mais a limitação geográfica de antigamente, podendo simplesmente ser tudo feito de um aparelho celular.

As crianças e os adolescentes são hoje o grupo quem mais se destaca em seu uso. A internet se tornou muito útil em agregar conhecimento e interatividade. É possível encontrar um infinidade de coisas úteis, divertidas e atraentes. E para os mais jovens é um grande ferramenta de interação social.

Alguns dados nos chama a atenção: 45% da população brasileira acessa a internet continuamente. Desde grupo, mais de 30% são crianças e adolescentes. São quase 27 milhões de brasileiros abaixo dos 17 anos acessam a internet constantemente, na grande maioria sem orientação de seus pais. O local mais comum de acesso é dentro de nossas casas, seguido de acesso em lan houses e centros comunitários de acesso gratuito, como igrejas ou bibliotecas públicas.  É importante garantir estratégias apropriadas para minimizar os abusos por pessoas mal intencionadas ou ilegalidades que podem acontecer nestas novas formas de relação. Tudo que usamos com equilíbrio e responsabilidade nos traz frutos duradouros.

Uma sociedade mais conectada contribui em muitos aspectos para seu desenvolvimento, e torcemos muito para que isso aconteça de forma segura e saudável. No entanto, sabemos que tudo pode ser utilizado para o bem ou para o mal; e com a internet não seria diferente. Com os riscos iminentes, a prevenção e a sensibilização de pais para uma navegação mais segura e consciente da internet são a melhor forma de evitar grandes problemas.

Participe da conversa 8 Comentários

Deixe uma resposta