Segunda a Fundação Estudar que tem como objetivo disseminar em todo o país a “cultura da excelência”, ideia que tem como objetivo formar uma comunidade de líderes no Brasil e criar boas oportunidades de carreira aos universitários.

Através de iniciativas com universidades, como feiras de trabalho, e até de incentivo para os jovens, a Fundação já coleciona histórias de sucesso – que, recentemente, foram reunidas no livro “Cultura da excelência”, escrito pelo jornalista David Cohen. Os valores da Fundação e sua história também foram retratados no livro.

Algumas das ideias presentes no livro de Cohen dizem respeito ao foco, às metas que se tem e no conhecimento que se adquire, todos aspectos indispensáveis para ter uma carreira bem-sucedida.

A Fundação Estudar reuniu, a partir do livro “Cultura da excelência”, as 10 dicas mais importantes para alavancar a carreira. Confira a seguir:

Tenha metas ambiciosas
Descubra seu propósito de vida e carreira e, a partir disso, traduza-o em um objetivo de longo prazo, estabelecendo metas e prazos para cada uma delas. Isso torna mais visível o caminho que deverá ser trilhado até atingir seu sonho.

Mantenha o foco nas metas
Para saber se você está no caminho certo, é necessário acompanhar todo o planejamento que foi feito. Por isso, não deixe de fazer o máximo para alcançar suas metas.

Trabalhe duro
Persistir aos desafios é necessário para atingir a excelência. Só é possível atingir o resultado quando trabalhamos e superamos os obstáculos.

Tenha pessoas boas ao seu lado
Ter um time formado por pessoas que complementem suas habilidades e compartilhem dos mesmos calores é essencial para atingir o sucesso em sua carreira profissional.

Seja ético em tudo o que faz
Construa sua carreira com base na transparência e na integridade. Todo o resto pode te levar ao caminho contrário.

Busque gente melhor que você
Ao invés de sentir-se ameaçado pela concorrência e por novos players do mercado que possam ser melhores que você, use isso para crescer em sua carreira.

Sempre invista em conhecimento
Conhecimento nunca é suficiente, por isso, busque sempre atualizar-se e saber mais. Mas use-o da forma certa: ele deve ser uma ferramenta para a ação.

Amplie suas habilidades
O conhecimento leva à prática: por isso, assim que tiver embasamento em novas áreas, temas e assuntos, expanda suas habilidades profissionais.

Seja protagonista
Independentemente do cargo que ocupa, atue com espírito de liderança e prove que você está pronto para os desafios que lhe são dados. Se você é liderado, tenha espírito de dono. Se é líder, faça isso como um exemplo para a equipe.

Provoque impacto
Gaste energia em coisas que ajudam a criar sua marca, a deixar seu legado.

Outros artigos que podem ser de seu interesse sobre sua carreira:

Você lidera pessoas? Incentive a resiliência!
O desafio de tornar a TI tecnologia de negócios
O que você precisa saber sobre networking
Profissional de TI, o que sua empresa espera de você?

Deixe uma resposta