Microsoft apresenta série de ferramentas para dar mais poder aos profissionais de TI

A Microsoft abriu a semana com uma série de novos produtos e serviços para ajudar profissionais de TI a conduzirem suas companhias rumo a uma nova era computacional. A novidade inclui soluções de gestão para o Windows, Office, infraestruturas de nuvens híbridas e SQL Server.

“Nenhuma organização poderá avançar e ganhar escala sem tecnologias inovadoras”, comentou Satya Nadella, CEO da fabricante. “Fortalecer os profissionais de TI é um elemento-chave em nossa agenda tecnológica”, adicionou. Os anúncios miram múltiplos desafios e oportunidades dos departamentos de tecnologia.

Uma das novidades é o Windows Update for Business, uma nova opção de gestão que mantém aparelhos sempre com versões atualizadas do sistema operacional. A ideia é que a abordagem reduza custos de gerenciamento e garanta maior controle de quesitos de segurança.

Além disso, a loja corporativa para a plataforma também trará mais opções de gestão, permitindo que gestores de TI comprem softwares e conteúdo confiáveis para suas organizações.

A fabricante liberou um preview técnico do System Center Configuration Manager para Windows 10, que ampliam ferramentas de entrega, atualização, gestão e segurança na nova versão do SO. A solução atuará de maneira integrada com o Update for Business.

Produtividade

O Office 2016, que ganhou disponibilidade geral na segunda-feira (04/05), pretende levar para o aplicativo uma experiência mais em tempo real, permitindo que mudanças no texto e formatação sejam vistas por usuários que compartilham documentos.

Outra aposta da Microsoft é Skype for Business. Os usuários do Azure Media Services poderão acessar áudio, vídeo e apresentações em PowerPoint. A ferramenta possui interoperabilidade com o Bing Pulse e Yammer.

A provedora também apresentou a solução analítica Delve, que oferece insights organizacionais personalizados para indivíduos e times com base em dados do Office 365 por meio de um painel de controle que identifica tendências como engajamento e interações.

Além disso, a companhia demonstrou o SharePoint Server 2016, que traz novas capacidades e melhora experiência de uso, bem como ganha reforço em elementos como compliance. A fabricante também promete melhorias e mais integração com Exchange Server 2016. Ambas ferramentas entrarão em preview ao longo do ano.

Nuvem inteligente

A Microsoft afirma que seus esforços miram uma nova geração de nuvens híbridas. A companhia apresentou o Azure Stack, que chega com a missão de elevar a experiência dos usuários de sua plataforma em cloud.

Com a ferramenta, times de tecnologia poderão facilmente mesclar aplicações com corporativas com serviços e sistemas mais modernos e distribuídos mantendo a gestão centralizada. O projeto reforça os investimentos da provedora em segurança e infraestrutura definida por software.

A lista de novidades traz também o Operations Management Suite (OMS) uma solução baseada em nuvem que estende capacidades do System Center para gerenciamento através de praticamente qualquer nuvem híbrida, incluindo ferramentas de terceiros como AWS ou usuários de infraestrutura híbrida composta por Linux, VMware ou OpenStack.

Já o SQL Server 2016 traz novidades nas frentes de banco de dados e plataforma analítica, mirando aplicações de missão crítica em ambiente local ou cloud. A tecnologia fortalece recursos in-memory para análise operacional em tempo real.

Há ainda o Advanced Threat Analytics (ATA) é uma tecnologia que surge a partir da aquisição recente da Aorato. A solução permite que profissionais de segurança identifiquem falhas e ameaças a partir de análise de comportamento e aprendizado de máquina.

Deixe uma resposta