Microsoft faz 40 anos. Leia o email de Bill Gates para os funcionários

No sábado, 4 de abril de 2015, a Microsoft celebrou 40 anos de criação, comemorando a data em que os jovens Bill Gates e Paul Allen iniciaram a sua pequena companhia.

Paul Allen não está mais na empresa e frequenta apenas as reuniões do board, enquanto Bill Gates, de volta à ativa como “technical advisor” do CEO Satya Nadella, divide seu tempo entre a Microsoft e a Fundação Bill e Melinda Gates.

Muita coisa mudou nesses 40 anos e os desafios ficaram muito maiores. Do cenário de “um computador em cada mesa”, imaginado por Gates lá no passado, a tecnologia saltou para a mobilidade, e hoje há muito mais poder de processamento no bolso dos usuários de smartphones do que havia em grandes empresas quando o MS-DOS e depois o Windows foram criados.

Bill Gates enviou um email a todos os funcionários da Microsoft celebrando não o passado, mas o futuro e sua certeza de que a empresa tem o que é necessário para continuar liderando o mercado. Confira a mensagem abaixo, traduzido:

“Amanhã é um dia especial: Aniversário de 40 anos da Microsoft.

Logo no início da companhia, Paul Allen e eu definimos a meta de ter um computador instalado em cada mesa e em cada casa. Era uma idéia ousada e muita gente achou que estávamos sonhando que isso seria possível. É maravilhoso pensar o quanto a computação avançou desde aquela época e nós podemos ficar orgulhosos do papel que a Microsoft teve nessa revolução.

Hoje, no entanto, estou pensando mais no futuro da Microsoft do que no seu passado. Eu acredito que a computação vai evoluir muito mais rápido nos próximos 10 anos que em qualquer outra data. Já vivemos num mundo multiplataforma e a computação vai se tornar cada vez mais presente na nossa vida. Estamos chegando perto do ponto em que computadores e robôs serão capazes de enxergar, mover-se e interagir naturalmente, abrindo muitas novas aplicações e emponderando as pessoas cada vez mais.

Sob a liderança de Satya, a Microsoft está na melhor posição possível para liderar esses avanços. Temos os recursos e temos a vontade para solucionar problemas difíceis. Estamos engajados em cada faceta da computação moderna e temos o profundo compromisso de manter a pesquisa nessa indústria. No meu papel de conselheiro tecnológico de Satya, tenho visto reviews de produtos e fico impressionado com a visão e o talento que vejo. O resultado é evidente em produtos como Cortana, Skype Translator e HoloLens, e essas são apenas algumas das muitas inovações que estão a caminho.

Nos próximos anos, a Microsoft tem a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas e empresas ao redor do mundo. A tecnologia ainda está fora do alcance de muitas pessoas porque é complexa, cara ou porque simplesmente eles não têm acesso a ela. Portanto eu espero que vocês pensem sobre o que podem fazer para tornar o poder da tecnologia acessível a todos, como conectar pessoas umas às outras e como fazer a computação pessoal disponível em todos os lugares e todos os dispositivos que possam conter uma noção do que é um computador pessoal.

Conseguimos realizar muitas coisas juntos nos nossos 40 primeiros anos e demos a um número incontável de pessoas e empresas poder para atingir seu potencial pleno. Mas o que importa realmente é o que vem em seguida. Obrigado por ajudar a fazer da Microsoft uma empresa fantástica agora e pelas décadas que virão”.

Deixe uma resposta