Microsoft peca em sua experiência com IA

Microsoft lançou recentemente um sistema cognitivo artificial, chamado Tay. A ideia era a interação com humanos através da Web, para avaliar a capacidade do poder de argumentação dos sistemas de Inteligência Artificiais.

A iniciativa tinha como foco a interação através de conversar casuais, o sistema Tay aprendia e desenvolvia sua personalidade através destas experiências.

O projeto infelizmente foi descontinuado tão rápido com foi lançado. O sistema tornou-se extremamente preconceito, mas você pode perguntar, como isso é possível?

Como seu sistema era baseado na interação e aprendizado com humanos, todas os seus conhecimentos eram através desta interação, e infelizmente percebeu que as pessoas que interagiam eram extremamente racistas, preconceituosas e só instigavam mensagens de ódio.

Microsoft retirou o sistema do ar, se desculpando pelo ocorrido e que melhorias seriam realizadas. Apesar do lastimável resultado, é claro que estamos evoluindo no conceito de Inteligências Artificiais

Esse episódio deixa claro que os humanos, tem muito o que aprender com os robôs. Quem sabe na próxima versão, somente crianças possam interagir com o sistema, acho que o resultado poderia ser surpreendente.

Deixe uma resposta