O que o seu celular sabe sobre você

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Stanford, acaba de demonstrar como é possível traçar um perfil dos usuários somente pelo seu telefone celular. A partir dos números que são discados, mensagens que são enviadas, as distâncias dos destinarias e pelo tempo das chamadas.

Os pesquisadores traçaram o perfil de 800 voluntários. Utilizando um programa espião que foi instalado em seus dispositivos móveis, com consentimento de todos, registraram todas as ações que foram realizadas. Assim traçando perfil de comunicação e graus de aproximação com todos os envolvidos.

Outra característica marcante da pesquisa é como estamos todos próximos, fortalecendo a teoria dos seis graus, que descreve que estamos a 5 pessoas de distância de qualquer outra pessoa no globo, seja em que país estiver. É como se o presidente Obama ou Bob Dylan, estivesse a 5 amigos de distância de mim ou de você, seja em que rede social que estejamos participando.

Pelo estudo realizado, características coletivas, perspectivas geográficas, de consumo e opinião se demonstram muito marcantes, deixando claro de como dados coletados pelo uso de aparelhos celulares podem dizer muito sobre determinado grupo de pessoas. No estudo fica claro de como a privacidade pode ser facilmente mapeado pelas ações de suas relações e seus interesses secreto, facilmente mapeados pela rede de contatos de qualquer indivíduo.

Deixe uma resposta