O que se esperar do Open Source?

A comunidade Open Source tem coloca algumas tecnologias na mira e neste artigo norteamos algumas frentes que a comunidade tem como objetivo para os proximos anos:

1. Big Data
Big Data ta na mira, até porque varias frentes de estudo sugerem que haverá uma grande demanda pelo próximos anos. Daqui pra frente projetos envolvendo grandes volumes de dados passarão a operar de forma efetiva e a adoção da tecnologia criará novos segmentos de mercado. A comunidade da Red Hat também acredita que o big data está colocando o open source ainda mais em evidência, pois o Hadoop, o Storm e o Spark são baseados em código aberto.

2. Computação em nuvem
A computação em nuvem já é uma realidade e o benefício que esse modelo trouxe está sendo percebido pela maioria das empresas. A companhia aponta que o mercado deve presenciar cada vez mais aplicações (como e-mail, calendário, CRM, vídeo conferência e, em breve, ERP) indo para a nuvem. O cenário, indica, aponta para um ambiente híbrido, onde dados críticos permanecem em infraestruturas privadas e recursos menos sensíveis migram para cloud pública.

3. DevOps e desenvolvimento com foco no negócio
A provedora acredita que o desenvolvedor está se tornando um elemento fundamental na criação de valor e a metodologia DevOps se consolidará durante o ano de 2015 para resolver os problemas de agilidade nos negócios (Business Agility), acredita a Red Hat.

 4. Internet das coisas
A quantidade de dados vindo desses sensores merece uma atenção especial e o tratamento de eventos que acionam procedimentos específicos, como processos de eventos complexos, precisam ser desenvolvidos para que a internet das coisas seja bem aproveitada e não se torne um problema.

 5. Mobilidade e segurança
Dispositivos móveis irão cada vez mais substituir as estações de trabalho como principal interface de acesso aos sistemas corporativos. Esse movimento, chamado de BYOD (do inglês “traga seu próprio dispositivo”), ganhou o reforço de ferramentas de desenvolvimento focadas em facilitar essa transição e, em 2015, acontecerá um verdadeiro “boom” de aplicativos empresariais em todas as verticais, onde as premissas de segurança serão prioritárias para que essa adoção torne-se uma realidade.

Outra transformação que deve ser percebida nesse ano será na forma de desenvolvimento de soluções móveis, que deixarão de ser individuais ou em silos e passarão a ser mais colaborativas e com metodologias baseadas em times.

 6. Software-defined everything (data center, armazenamento e rede)
A redução de custos é um fator constante no mercado de tecnologia e a indústria percebeu que a criação de padrões abertos para maior interoperabilidade é o caminho lógico a ser seguido. Um segmento de destaque nesse sentido é o dos Data Centers, onde componentes de software estão sendo a chave para transformar servidores padrões em soluções de armazenamento e rede.

Deixe uma resposta