Projeto Web Segura

Pessoas contam mais mentiras na Internet do que na vida real, revela estudo

By 20 de dezembro de 2011 No Comments

Segundo levantamento de universidade dos EUA, há maior probabilidade de comportamento mentiroso em troca de e-mails e mensagens instantâneas.
Conversar pela Internet pode tornar as pessoas mais inclinadas a mentir, afirma um novo estudo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, de acordo com informações do site Huffington Post. Intitulado “Liar, Liar, Hard Drive on Fire: How Media Context Affects Lying Behavior”, o levantamento descobriu que as pessoas mentiam mais ao enviar e-mails ou mensagens instantâneas (como MSN e Gtalk) em comparação ao seu comportamento quando falavam pessoalmente.

“Não é novidade que nós mentimos. O que é novo aí é que nós mentimos ainda mais online”, afirmou o pesquisador da universidade, Mattitiyahu Zimbler, sobre a descoberta que foi publicada recentemente na revista especializada Journal of Applied Social Psychology.

Como explica o jornal Times of India, o estudo colocou duplas de estudantes universitários que não se conheciam para conversarem, pessoalmente, por e-mail ou mensagens instantâneas. Por meio dessas situações, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os participantes mentiam mais quando estavam enviando e-mail, seguido por mensagens instantâneas e, por último, em conversas presenciais.

“De modo geral, a descoberta mostra como é fácil mentir online, e que temos maior probabilidade de sermos receptores de afirmações falsas do que ao interagir face-a-face com os outros”, afirma Robert Feldman, outro pesquisador da universidade que também atua como professor de psicologia.

Fonte: Huffington Post

Deixe uma resposta