Projeto Web Segura

Dica: Saiba como evitar botões falsos de “download”

By 27 de outubro de 2012 No Comments

Sabe aquele velho ditado “olhe antes de pular”? Vamos dar a ele um toque moderno: olhe antes de clicar.

Está vendo o banner na imagem ao lado? É do popular site de download “Giveaway of the Day”. À esquerda, há uma descrição do brinde do dia. À direita, um grande botão “Download” tentador. Obviamente é ali que você clica para obter o software, certo?

Errado. Isso é realmente um anúncio de algo chamado “Download Manager”, que na verdade é realmente uma coleção de lixo que você não quer: barras de ferramentas, adware, e assim por diante. Mas muitos usuários desavisados irão longe, a ponto de instalar tudo isso antes de perceber que não é o programa que eles queriam – muito pelo contrário.

Esta é uma tática cada vez mais comum entre anunciantes e até mesmo distribuidores de spyware: anúncios que se mascaram como botões de download. Quando você está procurando por um software em uma página de download, o olho vai naturalmente para o botão grande e colorido que diz claramente “Download” – e o ponteiro do mouse instintivamente segue.

Mas isso pode levar a grandes problemas: spyware, vírus e sistema entupido de lixo. Como eu disse anteriormente, olhe antes de clicar. Aqui estão três maneiras para lhe ajudar a se proteger de botões falsos de download:

1. Não clique na primeira opção “download” que vir pela frente. Você provavelmente precisará rolar um pouco a página para encontrar o caminho certo, que pode ser um simples link em vez de um botão grande e aparecido. Muitas páginas de download são cheias de anúncios e outras distrações projetadas para levá-lo a clicar na coisa errada. Olhe direito e tome cuidado.

2. Ainda não tem certeza? Passe o mouse sobre o botão ou link (mas não clique!) e depois olhe na parte inferior de seu navegador: você deverá ver uma pequena caixa contendo a URL associada a esse item. Se o domínio corresponde ao site que você está, provavelmente é o certo. Se for longo e de aparência estranha, ou contém palavras reveladoras como “adservices,” provavelmente é falso.

3. Seja fiel aos sites de download confiáveis. Ainda melhor: sempre que possível, faça download do software diretamente do site do desenvolvedor. Você estará muito menos propenso a correr riscos com anúncios falsos.

Fonte: IDGNow – Rick Broida

Deixe uma resposta