Em uma pesquisa recente do CGI, comitê Gestor de Internet do Brasil, e disponível no site deles. Estamos tendo um aumento de tempo de conexão das crianças e adolescentes em todas as classes sociais. E o smartphone tem sido a principal fonte de conexão. Correspondendo a 83% como o dispositivo principal de conexão.

Mas outro dado, que me chamou muito a atenção. E diz respeito a saúde destas crianças. Algumas crianças e adolescentes tem deixado de comer ou dormir para se manterem conectados. Esse indicador chega a 21% dos entrevistados.

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, esses dados são alarmantes e precisam ser combatidos pelos responsáveis.

Os pais tem a obrigação de restringir e limitar o tempo que as crianças ficam nos eletrônicos e o tempo conectadas. Segundo os especialistas da SBP e que eu compartilho é que menores de 02 anos, não devem ter acesso a eletrônicos, e crianças entre 02 a 05 anos, não devam passar de mais de uma hora por dia.

Para maiores desta idade, podem ser flexibilização, mas com restrição, e adolescentes, com computadores em seus quartos, podem estar além de limite saudável, no tempo de conexão, com acesso a conteúdos de risco e se privando de sono para ficarem conectados.

Algumas ferramentas de controle parental podem auxiliar, estratégias do próprio Windows com controle de acesso, navegadores mais recentes ou aplicativos para celular são ferramentas validas, mas não substitui a responsabilidade dos pais.

Software de controle parental, permite um cuidado mais assertivo, ao conteúdo que é acessado, tempo de conexão, temos algumas matérias prontas para serem publicadas com testes e aulas do Pai Real no Mundo Virtual vai tratar de casos de uso específicos. Mas nenhuma restrição de acesso ou software de controle pode blindar quanto a todos os riscos passiveis na internet.

Então, sejam responsáveis também pelo conteúdo que seus filhos absorvem na internet e ao tempo que ficam conectados.

Veja o vídeo no YouTube:

Participe da conversa Um Comentário

  • Juliana disse:

    Excelente denúncia. Pais necessitam ficar mais atentos aos seus filhos. Vigiar e impor regras para o uso da Internet. Criança precisa brincar, correr, pular, tomar sol, alimentar corretamente. Internet e TV o mínimo possível.

Deixe uma resposta