Sebrae lança app que ajuda empreendedores a criarem modelo de negócio

Empreendedores de primeira viajem que desejam abrir um negócio, porém não contam com experiência em como geri-lo agora podem se beneficiar de um novo aplicativo lançado pelo Sebrae Nacional. Batizado de Sebrae Canvas 2.0, a ferramenta se baseia na metodologia criada pelo suíço Alexander Osterwalder e que dá nome ao app.

O modelo tem como objetivo ajudar o empreendedor a identificar como pode se diferenciar e inovar no mercado a partir da análise de nove blocos: segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custos. Trata-se de um dos modelos de negócios mais utilizados atualmente.

O aplicativo integra o conjunto de soluções oferecidas pelo Começar Bem, primeiro projeto criado pelo Sebrae Nacional com foco no potencial empresário. A ferramenta pode ser usada em desktop ou tablet, disponível em versões iOS e Android.

Para usá-lo, o empresário precisa criar uma conta na página da entidade, onde é possível fazer o download do aplicativo nessas opções de sistema operacional.

“Em tempos de crise, é mais importante do que nunca planejar e se capacitar antes de abrir uma empresa”, alerta o gestor nacional do Começar Bem, Stefano Portuguez.

Lançado pelo Sebrae Nacional há um ano, o projeto já atendeu mais de sete mil potenciais empresários com palestras, cursos e oficinas sobre temas como formalização, plano de negócios e análise de mercado.

Segundo Portuguez, uma das principais novidades do aplicativo é sua armazenagem dos dados em nuvem. “O que o usuário cria na página do Sebrae Canvas também pode ser acessado em tablet”, explica.

Antes, os projetos só podiam ser salvos e acessados em um equipamento. “Outra vantagem é a possibilidade de interação entre os usuários, que podem fazer busca por palavras-chave, avaliar e compartilhar outros modelos Canvas”, completa.

Deixe uma resposta