Seis dicas para criar e inovar

Lembro-me da primeira vez em que entrei em uma livraria e notei que os livros tinham comentários escritos à mão pendurados na estante. Foi muito mais fácil decidir qual livro comprar assim do que olhando várias prateleiras de livros. Isto é criatividade para mim: enxergar além do convencional e encontrar formas diferentes e melhores de fazer as coisas.

A vida é muito mais divertida e recompensadora para mim quando me pego imaginando como as coisas poderiam ser diferentes. Veja abaixo algumas dicas para ter a mente aberta a ideias criativas e inovadoras.

Desafie as premissas
Pergunte-se por que tudo é como é e por que o mundo funciona dessa forma. É muito difícil ter novas ideias se não formos curiosos.

O processo criativo deve começar com uma pergunta, não com uma resposta
O importante é iniciar com uma pergunta realmente interessante em vez de bradar a frase padrão “Tenho uma ideia!”. Vá para casa, volte para o escritório e se permita divagar. Você encontrará soluções interessantes se tiver perguntas interessantes.

Pense nos problemas sob outro ângulo ao fazer perguntas diferentes
Se a pergunta mais óbvia for “Como resolver esse problema que está me preocupando?”, reformule-a para “Por que eu tomei aquela decisão?” ou “Há um jeito melhor de abordar esse problema?”. É fundamental fazer as perguntas certas e deixar espaço para inspirar novas ideias. Se você fizer perguntas muito diretas, terá uma resposta óbvia. Por exemplo, em vez de perguntar “Como tornar essa cadeira mais confortável?”, faça perguntas mais gerais do tipo “Como me posicionar de forma diferente na cadeira para ficar mais confortável durante uma conversa?”. Talvez a cadeira nem seja necessária. A ideia é remodelar a pergunta de forma que ela deixe espaço para se chegar a lugares interessantes.

Mostre confiança criativa
Todos temos a capacidade natural de estimular ideias criativas. A próxima etapa importante é encontrar coragem
para colocar essas ideias em prática. As pessoas têm medo de errar, mas o erro é a principal forma de descobrir
o que funciona e o que não funciona.

Tenha uma postura criativa sempre, independentemente da sua função
Vivemos em um mundo onde mudanças ocorrem em todos os lugares. Nada permanece igual por muito tempo, então, precisamos adicionar uma pitada de criatividade em tudo o que fazemos. No nível pessoal, é recompensador descobrir novas formas de fazer as coisas e, no nível profissional, isso nos mantêm competitivos. Não importa qual é a sua função na organização, sempre há espaço para melhorar a forma como você executa as tarefas.

Seja observador
A maioria de nós tem dispositivos eficientes à disposição que nos permitem observar de maneira fácil e abrangente como as pessoas vivem e trabalham. Tire fotos o tempo todo e compartilhe-as no trabalho, pois observar o modo como as pessoas agem ajudará você a descobrir formas de inovar.

de Tim Brown, CEO da IDEO

Deixe uma resposta