Esta pandemia que todos estamos passando está se tornando um desafio, tanto fora, como dentro de casa. A exigência pela preservação, pela segurança, cortando as atividades sociais, inclusive as aulas de nossos filhos, e a necessidade de “home office” pelos pais, trouxe uma dinâmica para conciliar as atividades profissionais com as crianças dentro de casa.

Como conciliar as obrigações profissionais remotas, com os filhos em tempo integral?

Jamais devemos ignorar as necessidades e o convívio com as crianças. Principalmente neste momento que também está sendo estressante para elas. Deixar os eletrônicos liberados, a TV, e a internet para fazer o papel de babá eletrônica não é a solução. Mais do que nunca devemos dedicar tempo, atenção e carinho aos nossos filhos e saber responder as nossas responsabilidades profissionais e parentais.

Desde já aviso, não tem receita pronta. MAS, fiz um apanhado de recomendações e trago para vocês para nortear as ações na ambição de auxiliar neste desafio:

Explique a crianças o que está acontecendo

A conversa com os filhos já é importante para tudo, neste momento se faz essencial, para que entendam todo o processo que estamos passando. Elas precisam compreender o que está acontecendo a sua volta. Não precisa de argumentos técnicos elaborados, noticias fantasiosas, especulativas e por favor, sem alardes desnecessários. Use uma linguagem adequada a idade das crianças. Eles são mais inteligentes do que éramos na mesma idade, mas evite assusta-las. E muito cuidado aos conteúdos que elas têm acesso no ambiente da internet.

Existem muita informação e pouco conhecimento online.

Principalmente para entender que, mesmo que os pais estejam em casa com elas, é importante saber que, os pais estão em casa, mas trabalhando. Sendo este a deixa para o segundo tópico:

Organize o seu dia

A gestão do tempo é fundamental. Tanto para dar conta das atividades profissionais, como cuidar dos pequenos. Senão você vai pirar e levar os filhos na onda da ansiedade e do nervosismo ocasionado por esta fase. Além da conseguir manter a mente sadia e responder com satisfação as exigências profissionais. Para 100% de sucesso nas suas atividades, 70% é planejamento outros 30% é execução.

Organize também o dia de seus filhos

Se o planejamento para o sucesso nas atividades é fundamental, também é fundamental que organize os dias de seus filhos. Estavam acostumadas a uma rotina de alimentação, ir à escola, atividades caseiras, ócio, obrigações, etc… tudo agora mudou.

Precisam de organização neste momento para terem rotinas no dia a dia. Estamos tendo aqui em Lisboa, aulas pela televisão, pois as escolas estão suspensas e utilizamos estes horários para saber que este é o momento de “escola”, mesmo que seja pela televisão. As atividades educacionais acontecem neste momento, ou seja, essa é uma parte de sua rotina em casa. Também tem muito conteúdo educacional do Youtube que pode se valer para organizar os horários de estudo.

As rotinas para horas vagas, os horários das refeições, as brincadeiras e o ócio, tento deixar o mais próximo do que já era o anteriormente utilizado.

Inserimos novas atividades como assistir filmes como um plus para este momento singular, desafios de desenhos, artes, brincadeiras, invenções e leituras com mais frequência que fazíamos antes. Pois eles também precisam relaxar em momentos de clausura. Nós compramos até um dominó para ficar mais divertido. Queremos transformar este momento em lembranças que fortaleçam nossos laços como família.

Faça pausas

Mesmo que tenha o dia planejado, tenha pausas. Estes momentos em “off”, além de descomprimir, ajuda retornar à produtividade com mais gás e mais concentrado. Faça a pausa com seus filhos. Vale aí uma pausa do tempo de um café, uma água, brinde os pequenos com um cheiro e um abraço para um intervalo rapidinho. Todos ganham com isso.

Pode usar as pausas para sondar se está tudo bem com os pequenos, se estão com dificuldade nas rotinas escolares, mas fiquem ligados ao que estão fazendo em tempo integral.

Organize o espaço

Uma questão fundamental para sucesso nesta nova fase é organizar o espaço.

Ter um espaço dedicado a suas atividades profissionais, que possa se concentrar, com silêncio é quase uma questão de sobrevivência. Além de marcar o território, seus filhos saberão que neste momento está em “produção”. Evitando assim interrupções frequentes, o que iria impactar muito no seu rendimento.

Se não possui um escritório dedicado em casa, pode se valer da mesa da sala, ou da cozinha, até de um cantinho abandonada da casa. Você monta o acampamento e explica aos pequenos que está trabalhando. E as interrupções precisam ser mínimas neste momento. O montar o “acampamento” é mais para passar o recado visual aos seus filhos que está focado no trabalho, dentro dos horários planejados, evitando assim, o mantra… Paaaaaaaaaaai ou mãããããããe que são frequentes…

Organize também o tempo pós expediente

Às vezes, em home office, acabamos abusando. Aqui em casa acontece. Quando percebemos, já são 8 horas da noite e somos despertados pelo mantra… “mããããããeeee tô com fome!!!” Fazendo cair a ficha que abusamos.

Vai ter exageros? Sim. Mas isso não pode se tornar regra, mas sempre exceção… A sua rotina profissional, não pode consumir todo o seu dia. O planejamento precisa ter hora de início, pausas e principalmente fim. Pois a partir dai entra outro momento muito importante que é o tempo de qualidade com seus filhos. Façam algo divertido, confortável e lúdico. Se possivel, sem eletrônicos, provavelmente já usaram muito durante todo o dia.

As crianças precisam se sentir valorizados na sua rotina diária. Juntos realizem atividades de família, nesta época de afastamento social, isso prepara para fechar o ciclo do dia que é muito importante na compreensão da rotina deste momento.

Leia a importância da higiene do sono

As vezes o planejamento não vai funcionar

Não sei se conhece a história do Garrincha sobre “já combinou com os russos?”. As vezes tudo está perfeitamente certo de como deve ser a jogada para marcar o gol contra a Rússia, mas so faltava combinar com os russos.

Trabalhar de casa trás muitas vantagens, mas as vezes vai ter que improvisar, pois se tem algo pra dar errado, vai dar errado, por mais que organize. Esse vírus é a prova viva disso. As vezes seus filhos vão ficar irritados, entediados, demandando mais de sua atenção. Tenha paciência e seja sábio. Tenha jogo de cintura para ter flexibilidade, as vezes é possivel, outras vezes não, e isso precisa ser explicado a eles de uma forma tranquila e sem atropelos. Compense o fiel da balança em momento alternados.

Se sua meta do dia não for alcançada como gostaria, não se desespere. Amanhã é outra oportunidade de fazer dar certo.

O mais importante para agora é cuidar da família. Esta fase vai passar, com suas dificuldades, desafios e infortúnios. Sairemos mais fortes dela do que entramos, mas o que vale agora é sairmos mais unidos como pais e filhos, pois eles estão crescendo rápido. Quase na velocidade de não conseguir acompanhar.

Considere como um privilégio trabalhar de casa, com seus filhos por perto. Um grande abraço. #vaipassar

Se gostou desse artigo e achou válido minhas considerações, por favor, compartilhe.

Deixe uma resposta