Tecnologias para o Social Learning

Mas, afinal o que é Social Learning ou Aprendizagem Social? Aprendizagem Social é como aprendemos naturalmente e de forma contínua com os nossos amigos e colegas. Essa nova forma de aprendizagem não requer o uso das mídias sociais, embora possa ser uma ferramenta poderosa, que permite, por exemplo, ajudar a nos conectar com nossa rede de confiança de amigos em todo o mundo para fazer e responder perguntas, trocar ideias, pensamentos e experiências.

A tecnologia influencia a educação. É um pouco tarde para discutir como as mídias sociais e a tecnologia podem remodelar a aprendizagem, as escolas e as empresas. O trem já partiu e assim podemos observar algumas mudanças que estão ocorrendo. Há muitas maneiras de embarcar nessa viagem. As redes sociais de aprendizagem oferecem passagens de primeira classe para a próxima geração de aprendizagem.

Por que o Social Learning é efetivo:

1. Conversações assíncronas: Perguntas e Respostas
As novas tecnologias permitem expandir a aprendizagem de muitas maneiras. O processo de aquisição de conhecimentos e habilidades não precisa mais ter lugar durante um horário de determinado, seja nas corporações ou nas escolas, e com os alunos sentados em uma sala de aula. As redes sociais os liberta dos limites de tempo e lugar. É natural que a aprendizagem digital trouxesse novas possibilidades e métodos de estudo.

Obviamente, uma grande, se não a maior parte das pessoas, gastam seu tempo perguntando aos outros por recursos, ajuda com os seus problemas, ou na solução de tarefas no trabalho que são difíceis. Se algo não está claro na sua atividade eles se envolvem em discussões com aqueles que os ajudam a fim de obter a explicação, mesmo que a conversa seja assíncrona. Ou seja, a resposta não chega logo a seguir da pergunta.

2. Confiança através da colaboração
Muitos funcionários simplesmente gostam de ajudar os outros com os seus problemas. Alguns deles passam seu tempo livre explicando assuntos complexos para os demais e por isso tornam o processo de aprendizado bastante divertido. Por tutorear outros, eles podem adquirir habilidades valiosas e melhorar sua autoestima. As pessoas são mais propensas a gostar de ser ensinado por alguém que é igual e que não os olha de baixo para cima.

Uma coisa interessante acontece quando vários usuários colaboram em um problema. Graças às funcionalidades da comunidade disponíveis em várias plataformas de mídia social, eles podem trocar comentários livremente e estudar em um grupo de amigos, dada uma estrutura adequada e objetivos compartilhados.

3. Crowdsourcing de conteúdo
A definição de Crowdsourcing é a do processo de obtenção de serviços necessários, ideias ou conteúdo, solicitando contribuições de um grande grupo de pessoas e, especialmente, a partir de uma comunidade on-line, em vez de funcionários ou dos fornecedores tradicionais.

Um grande recurso da aprendizagem digital é a capacidade de navegar através de uma lista de perguntas filtradas por assuntos, nível de ensino, origem ou plataforma (por exemplo, a Academia Khan) ou por temas ou criador (por exemplo, canais do YouTube).

Tagging (marcações) e filtragem podem fazer os melhores recursos visíveis e imediatamente acessíveis para os alunos, especialmente aqueles que não têm a experiência de pesquisa ou a paciência de um profissional.

Um estudo realizado pela HCM Advisory Group mostra que os principais resultados do Social Learning incluem:

* Quase metade dos entrevistados citam que o maior sucesso é alcançado através de uma maior colaboração e melhoria da comunicação entre a administração e os funcionários.

* Quase dois terços das organizações são motivados a usar a aprendizagem social para apoiar uma cultura de aprendizagem, apesar de metade das organizações mencionar desafios como a aprovação e aceitação por parte dos funcionários.

* Discussão e comunicação são os principais impulsionadores: 59,5% das organizações usam fóruns de discussão, 57,9% possuem blogs internos e 54,9% adotam mensagens instantâneas seguras.

Um estudioso desse assunto, Simon Buckingham Shum, do Knowledge Media Institute, da Inglaterra, compara a tecnologia de Media Social com a de Social Learning com se pode ver abaixo.

social_learningSimon Shum sugeriu também dois estudos que devemos acompanhar.

ELLIMent
ELLIMent é uma ferramenta online que visa apoiar os mentores e orientandos com uma reflexão sobre as suas disposições para a aprendizagem. Ele ajuda a organizar o fluxo de trabalho entre mentores e orientandos por:

(1) Manter disposições de aprendizagem no cerne do processo de reflexão.

(2) A habilitar mentores e orientandos para reflexão e troca de notas de ação.

(3) A habilitar mentores e orientandos para determinar quais as reflexões que compartilham uns com os outros e as que eles mantêm privado

(4) Manter o controle da história das sessões de tutoria.

CompendiumLD
O CompendiumLD é um software para a concepção de atividades de aprendizagem utilizando uma interface visual. Ele está sendo desenvolvido como uma ferramenta para apoiar docentes, professores e outros profissionais envolvidos na educação para ajudá-los a articular suas idéias e mapear a sequência do projeto ou da aprendizagem.

O feedback dos usuários sugere que o processo de design faz com suas ideias se tornem mais explícitas e destaca questões que podem não ter sido notadas. Ele também fornece um meio útil de representar seus projetos para que possam ser compartilhados com outras pessoas. O CompendiumLD fornece um conjunto de ícones para representar os componentes das atividades de aprendizagem; esses ícones podem ser arrastados e soltos e estão ligados para formar um mapa que representa uma atividade de aprendizagem.

Finalizando
No entanto, não se deve fazer a Aprendizagem Social na marra, porque é a nova moda. Organizações produtivas reconhecem que devem convencer seus colaboradores a usar esse novo método. Assim, em vez de fazer perguntas como:

* Como podemos obrigar as pessoas a usar ferramentas sociais para colaborar, compartilhar e aprender?

* Qual plataforma de colaboração podemos instalar para que possamos acompanhar cada pedaço da atividade social que tem lugar na nossa empresa, a fim de monitorar o que as pessoas estão compartilhando (e aprendendo)?

Eles estão fazendo perguntas como estas:

* Como podemos apoiar e desenvolver o aprendizado social natural que está ocorrendo em nossa organização?

* Como podemos ajudar aqueles que gostariam de trabalhar e aprender uns com os outros, que ainda não estão fazendo isso?

Organizações inteligentes entendem que a aprendizagem social acontece quando os indivíduos e as equipes têm um propósito, necessidade ou interesse de trabalhar em conjunto, e que não é a obrigatoriedade da utilização de ferramentas sociais e de colaboração que transformaram o ensino, a formação e a produtividade no trabalho.

Deixe uma resposta