Projeto Web Segura

Adolescente que abusa da tecnologia prejudica saúde, diz estudo

By 14 de março de 2011 No Comments

Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, indica que adolescentes que ficam mais de três horas na Internet ou mandam mais de 120 torpedos de celular por dia têm maior risco de se tornarem alcoólatras, tabagistas e usuários de drogas. Além disso, eles também podem ter relações sexuais precocemente.

Mais de 4.200 estudantes participaram da pesquisa. Cerca de 19,8% admitiram enviar mais de 120 mensagens de texto por dia. Já 11,5% disseram que passam mais de três horas navegando em redes sociais, como Orkut ou Facebook . Segundo os pesquisadores, os jovens que passam muito tempo na Internet têm chance 69% maior de já ter tido relações sexuais do que aqueles que navegam na rede com mais moderação.

Já adolescentes que trocam torpedos exageradamente têm 3,5 vezes mais chance de terem tido pelo menos um parceiro sexual. Os cientistas não chegaram, no entanto, a conclusão sobre a relação do uso exagerado de celulares e Internet com comportamentos de risco.

Para o coordenador da pesquisa e diretor da universidade, Scott Frank, os resultados do estudo mostram a necessidade de impor aos adolescentes um limite para o uso de celulares e computadores. “Os resultados são surpreendentes. Isso deve ser um alerta para os pais desencorajarem o uso excessivo de telefone celular ou redes sociais em geral”, diz.

Vale aqui a responsabilidade de todos os pais e educadores para tratar em casa, nas escolas um assunto que parece tão corriqueiro, mas que pode trazer problemas sérios para nossos jovens.

Compilado: Terra Notícias

Deixe uma resposta