Ir para o conteúdo principal

Nos últimos dias é provável que você tenha recebido em seu feed de notícias uma mensagem de algum contato sobre uma reportagem no Fantástico, que fala sobre a privacidade do Facebook. Saiba que a mensagem, que pede que “desmarque a opção ‘Comentários e opções Curtir’ no meu perfil”, é apenas mais uma corrente que circula na rede – também conhecida por hoax.

Citar a reportagem do Fantástico é apenas um artifício para dar um teor confiável à mensagem. Há também variações do texto, sem a parte do Fantástico, mas a essência é a mesma: O simples fato de pedir aos amigos que desmarquem a opção “comentários e curtir” no seu perfil não fará com que essas “atividades fiquem restritas aos meus amigos e familiares, e não se tornem domínio público”, como afirma a mensagem. Ao desmarcar a opção no perfil do amigo, como solicitado, a única coisa que você conseguirá é deixar de receber esse tipo de atualização desse amigo em seu feed de notícias.

A única coisa que pode garantir a sua privacidade na rede social é o modo como é configurada a privacidade do seu perfil. O usuário pode optar por ter o perfil totalmente bloqueado, inclusive para todas as pessoas da lista de contatos, simplesmente colocando todas as configurações para “somente eu”.

Certas informações do perfil – como álbuns de fotos, informações pessoais ou mesmo postagens no mural feitas por você ou por um contato autorizado – também podem ter a visualização limitada para “amigos”, ou “amigos de amigos”, se assim desejar.

A rede social mostrará – ou não – as informações de acordo com o que você modificar em cada parte do perfil. Então não se preocupe se um amigo seu curtir sua foto se ela estiver limitada a apenas “amigos” – ela só poderá aparecer para pessoas fora da sua rede de contatos se você permitir isso.

Ainda não há como limitar comentários em fotos ou postagens de amigos, se as configurações do seu colega estiver aberta ao público, por exemplo. Mas a vantagem da Linha do Tempo é essa. Caso não se lembre, na versão anterior do Facebook, tudo o que você fazia na rede – inclusive comentários nos murais alheios – ficava registrado no seu mural, para qualquer um ver.

Com a Linha do Tempo, o seu Registro de Atividades só pode ser visto por você e seus comentários em murais alheios só poderão ser visualizados pelo dono do mural ou se algum bisbilhoteiro entrar no perfil do seu amigo e ver a sua publicação. Fora isso, se você não quiser que ninguém veja o que você comenta, é mais fácil mandar uma mensagem privada.

Como configurar privacidade de opções “curtir”

Para que as pessoas não saibam quais páginas você curtir, é possível ocultar essas informações no próprio perfil. Vá para a página inicial, clique na caixinha Opções “curtir” e, quando a página carregar, clique no botão “Editar”, no topo direito da tela.

Você também pode modificar as configurações dos seus favoritos na seta ao lado de cada área, como mostra a imagem abaixo:

É possível configurar a exibição para “público”, “amigos”, “somente eu”. Também é possível limitar a exibição para “amigos de amigos” ou para grupos ou pessoas específicas clicando na opção “personalizado”.

O mesmo pode ser feito nas outras caixas de favoritos que aparecem na página, como livros, televisão, jogos, e todos os outros “curtir”, bem como em álbuns inteiros ou com fotos específicas.

Outras opções como “quem pode publicar na sua linha do tempo”, ou “quem pode ver o que outros publicaram na sua linha do tempo”, ou fotos e publicações em que você foi marcado também podem ser limitadas. Para tal, clique na engrenagem ao lado de “página inicial”, no topo direito da tela. Lá você encontrará a opção “Linha do tempo e marcação”.

É comum também vermos fotos de colegas na barra de anúncios (localizada ao lado direito da tela), seguidas por um “Fulano curtiu isso” – caso tenha realmente curtido a página. É possível que sua foto de perfil apareça para outros contatos da mesma forma. Isso também é possível restringir.

Basta ir em “configurações de conta” na engrenagem no topo da página. Selecionar “Anúncios do Facebook” (no menu do lado esquerdo da tela) e clicar em “Editar configuração de anúncios sociais” em “Anúncios e Amigos”. Opte pelo “Ninguém” e pronto.

Lembrando que “somente os amigos confirmados podem ver suas ações ao lado de um anúncio”, como o próprio Facebook avisa. Ou seja, somente a lista de contatos poderá ver o que você curtiu acompanhado pelo anúncio.

Há também a opção “Anúncios exibidos por terceiros”.  Até o momento, a rede social não permite que as informações do usuário sejam utilizadas por terceiros. Mas, se isso ocorrer no futuro, optando também pelo “Ninguém” nessa área, a sua conta estará protegida também fora da rede.

Vale lembrar que dá para restringir, inclusive, postagens no mural. Antes de publicá-las selecione quem você deseja que as veja e pronto, sua privacidade está garantida – ao menos dentro da rede.

Fonte: IDGNow – Tissiane Vicentin

Deixe uma resposta