Xerox cria solução de big data para uso em escolas

A Xerox está lançando uma solução inovadora para a área educacional, com foco em facilitar a vida dos professores e ajudar na análise individual dos trabalhos escolares dos alunos. O produto, chamado Xerox Ignite™ Educator Support System, utiliza software de captura e análise de imagem para que um professor possa digitalizar trabalhos escritos à mão pelos alunos e usar conceitos de análise de dados não estruturados para avaliar seu desempenho.

O produto foi criado pelos pesquisadores do Xerox Research Center, localizado em Webster, Nova Iorque. A solução integra a área de “Learning Services” que tem foco em soluções de gestão de conhecimentos, formas adaptadas de aprendizagem dos estudantes e trabalhadores, e-learning e outras ferramentas educacionais.

“Numa forma muito fácil de usar, a Xerox ofereceu aos professores uma ferramenta muito rápida para analisar dados dos alunos, dando-lhes mais tempo para prepararem exercícios específicos de recuperação para os alunos com maiores dificuldades”, diz Adele Bovard, superintendente do Webster School District, um dos agrupamentos escolares de Nova Iorque, onde o programa piloto da Xerox está em atividade.

Da mão para o digital

Por exemplo, um professor que pretender saber se a sua turma compreendeu bem uma aula sobre frações poderá digitalizar numa multifuncional Xerox com o sistema Xerox Ignite, os trabalhos de casa dos alunos e as avaliações.

Usando a tecnologia avançada de “captura de imagem”, o software lê e analisa o trabalho dos alunos em minutos. Depois o professor pode selecionar a forma como pretende ver os dados escolhendo entre vários relatórios diferentes de uma página.

Os relatórios podem ser um resumo da turma “numa vista rápida” que mostra quem precisa de ajuda extra e em que áreas, e quem é que está preparado para avançar; ou um relatório de “contexto” que mostra de que forma está evoluindo, de acordo com o tempo, cada conhecimento do aluno individualmente.

O software também permite gerar relatórios de nível de ensino, que ajudam aos professores a partilharem as melhores práticas e a organizarem os alunos em grupos de aprendizagem, e relatórios individuais de feedback que apontam para cada aluno quais as matérias em que precisa de trabalhar mais.

O sistema Xerox Ignite está atualmente disponível na América do Norte e suporta apenas a língua Inglesa, mas segundo a Xerox será implementado brevemente em outras línguas.

Deixe uma resposta