Ir para o conteúdo principal

A Internet pode ser um lugar perigoso para crianças e adolescentes. Os riscos vão desde postagens agressivas, golpes, a predadores online. Enumero abaixo os 07 principais que todo pai e responsável, deve conhecer e saber como proteger os pequenos em suas aventuras pelos ambientes virtuais.

Bullying Virtual (Ciberbullying) – De acordo com a Internetsafety101.org, 90% dos adolescentes que utilizam redes sociais já presenciaram casos de ciberbullying, e um terço já foram vítimas. As plataformas sociais e os jogos online são os ambientes mais comuns onde essas situações ocorrem.

Manter um diálogo aberto com as crianças sobre suas experiências online e orientá-las a lidar com possíveis situações de agressão.

Informações Privadas – Crianças ainda não compreendem bem os limites da privacidade nas redes sociais. Elas podem, sem perceber, compartilhar informações pessoais, como fotos constrangedoras ou até endereços, que não deveriam ser expostos publicamente.

Explique as crianças e adolescentes sobre a importância de distinguir entre o que é público e o que deve ser mantido privado.

Postagens que podem constranger no futuro – “Se está na internet é publico,” e as vezes deletar não resolve. Mesmo que um dia, eles mudem de opinião, o conteúdo postado permanece online, e futuras oportunidades de emprego ou relações pessoais podem ser impactadas por aquilo que foi compartilhado.

Explique que, uma vez publicado, o conteúdo pode ser acessado por qualquer pessoa e, em muitos casos, não pode ser removido completamente.

Malwares – Malwares são softwares instalados sem o conhecimento do usuário e podem roubar informações pessoais ou controlar o dispositivo da vítima. Crianças podem ser enganadas a baixar esses programas pensando que estão instalando jogos ou outros conteúdos atraentes. Isso vale muito para os computadores e para os smartphones.

Além de conversar com seus filhos, é importante usar antivírus e configurar controles parentais como uma camada adicional para garantir uma navegação mais segura.

Golpes Online – Embora hoje em dias as crianças andam mais espertas, elas podem ser facilmente atraídas por ofertas de prêmios, como acesso gratuito a jogos. Elas ainda não têm o discernimento necessário para identificar fraudes.

Ensine seus filhos que, se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é um golpe.

Predadores Virtuais – Não se engane, existe predadores online, incluindo os sexuais, podem explorar a ingenuidade das crianças, ganhando sua confiança para, em casos extremos, persuadi-las a encontros presenciais, o que é extremamente perigoso.

Esses criminosos costumam agir em redes sociais e jogos online populares entre as crianças, explorando sua imaginação e capacidade de fantasiar. A conversa aberta e sincera com as crianças continua sendo a melhor forma de proteção.

Phishing – Phishing é o método usado por cibercriminosos para enganar pessoas a clicarem em links ou anexos maliciosos, seja por e-mail ou mensagens de texto. Crianças, muitas vezes, são alvos fáceis, já que criminosos usam informações coletadas em sites populares entre elas para montar seus ataques.

Ensine seus filhos a não clicar em links de estranhos e a desconfiar de mensagens, mesmo que pareçam ser de amigos, mas que sejam suspeitas.

Entenda que as crianças, sem querer, podem expor suas famílias a perigos online, como ao baixar programas de malware que permitem a criminosos acessar contas bancárias dos pais ou outras informações sigilosas.

A proteção online das crianças começa com a conscientização dos pais. Conhecer os perigos e saber como se prevenir é fundamental nos dias atuais.

A Internet pode ser um ambiente cheio de riscos, mas também oferece inúmeras oportunidades. Com orientação, conscientização e diálogo, você pode ajudar seu filho a explorar o mundo digital de maneira segura, responsável e de forma muito divertida.

Deixe uma resposta