A Geração Baby Boomers foi assim batizada devido à explosão de nascimentos após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos países da Europa (Grã-Bretanha e França), também nos Estados Unidos e Canadá. Um Baby Boomers é uma pessoa nascida entre 1946 e 1964.
Na infância, adolescência e vida adulta estes jovem presenciaram a Guerra Fria, o que influenciou fortemente a visão política desta geração. Foi esta geração que criou o movimento hippie.
Passaram por uma grande transformação cultural, com o desenvolvimento da TV e o acesso massivo ao seu conteúdo. Esta foi um influenciador na alteração do comportamento dos jovens da época, pois era seu principal meio de informação.
Como principais acontecimentos históricos destacam-se o feminismo, os ideais de liberdade, os movimentos a favor dos negros e homossexuais.
No Brasil, os festivais de músicas ganhavam espaço e eram realizados com intuito de expressar o descontentamento devido à repressão e censura existente na época.
Se tornaram uma parte substancial da população norte-americana. Representando cerca de 20% do público americano, os Baby Boomers tiveram impactos expressivos sobre a economia. Durante muito tempo foram o foco principal das campanhas de marketing e planos de negócios.