Seus filhos são muito conectados? Já pensou em poder limitar isso de forma mais intuitiva e automática? Aplicativo de mensagens? Proibido. Navegar no celular depois das 22h? Não pode também.
Se depender do Google, os pais conseguirão mais do que apenas tentar impor essas restrições a seus filhos. A empresa lançou um aplicativo para os responsáveis por crianças controlarem o que podem ou não fazer em um smartphone que rode Android ou IOS em qual horário. Chamado de Family Link o aplicativo foi criado em 2017 e tem ganhado melhorias desde então.
O aplicativo, na verdade, é voltado para os pais. São eles que devem instalá-lo nos aparelhos, sejam Android ou no iPhone. Com ele, você deve criar uma conta Google Família, e configurar permissões nos smartphones dos seus filhos – Apesar de ser necessário uma conta Google, pode utilizar Android ou os iPhones, inclusive nos tablets e em alguns notebooks. E vou te mostrar passa a posso com fazer isso.
Os pais podem por exemplo:
- Aprovar ou proibir apps instalados da Google Play Store;
- Limitar o horário de uso do celular e para cada aplicativo;
- Monitorar o tempo gasto por aplicativo em períodos semanais e mensais;
- Bloquear remotamente o dispositivo em determinada hora do dia, como a hora de dormir ou do almoço.
Algumas considerações e controles são baseados em idades das crianças, mas diversas outras ferramentas já estão integradas e permite configurações para todos da família. “O Family Link dá à criança a liberdade para diversos recursos online, mas ao mesmo tempo tem que seguir as diretrizes que o pai ou a mãe estabelecerem”.
Sou um grande incentivador da utilização consciente e assistida das crianças nos dispositivos eletrónicos e dos recursos online. Meu livro Pai Real no Mundo Virtual, detalha diversas observações e orientações para o universo digital das crianças. Acredito que cada família, deve avaliar o grau de maturidade de seus pequenos. E com este curso quero te ajudar a entender os recursos disponíveis e que você, com responsável tenha o controle e defina o que cada criança pode ter acesso e seu grau de responsabilidade digital, com seu acompanhamento.
O Family Link permite um controle muito assertivo e responsável por parte dos pais, mas ele não serve de substituto na parentalidade digital. Ele pode ser muito restritivo, se você definir que assim deve ser, mas deve ser pensado como uma camada adicional de proteção online e controle digital para evitar problemas futuros, contra o uso descontrolado dos eletrónicos, e uma ferramenta de aplicação de regras e acordos.
Neste curso, você conhecerá o que é o Google Family Link, o que faz, como instalar, como configurar. Conhecerá detalhes, vantagens, desvantagens e outros softwares similares que te ajudaram no desafio de permitir que seus filhos navegam nos fantásticos recursos da internet de forma segura e com sua orientação.