A Microsoft iniciou uma campanha que tem como alvo a alegada prática do Google de verificar todas as mensagens do Gmail para vender e direcionar propagandas.
A empresa citou um estudo que mostrou que 70% dos consumidores não sabem que os grandes fornecedores de e-mail exercem a prática da leitura de seu e-mail pessoal para vender anúncios. Aproximadamente 90% das pessoas desaprovam a prática uma vez que são informados, de acordo com um estudo da GfK Roper encomendado pela Microsoft.
A publicidade mantém o Google e muitos dos sites e serviços que a empresa oferece sem custo para o usuário, disse a Google em um comunicado enviado por e-mail a imprensa. “Nenhum ser humano lê seu e-mail ou informações da sua conta do Google a fim de lhe mostrar anúncios ou informações relacionadas Um algoritmo automatizado determina quais anúncios são exibidos”, acrescentou.
Em contrapartida a Microsoft oferece o Outlook.com com alternativa ao Gmail, alegando que seus serviços não vasculha o conteúdo de e-mails dos usuários para mostrar anúncios. Seria obvio demais se a MS não oferece algo em troca da notícia, mas vale o alerta para tratar os serviços “gratuitos” da internet com mais atenção.