O Instagram está concentrando esforços para barrar conteúdo ofensivo na rede social. Após introduzir no ano passado um filtro de comentários que usa machine learning para identificar palavras e frases de ódio em comentários, agora está expandindo cobertura semelhante para fotos e legendas. A empresa anunciou nesta que usará inteligência artificial para “detectar proativamente bullying” antes de enviar conteúdo para revisão de moderadores humanos.
O novo recurso chegará aos usuários nas próximas semanas. A mesma tecnologia também está sendo adicionada a vídeos ao vivo para filtrar comentários. O Instagram afirma que não está apenas analisando legendas de fotos para identificar bullying, mas também a própria foto.
Novos filtros também chegarão ao Stories, incluindo um que a rede social chama de “efeito de câmera de bondade”. Ao usar a câmera traseira, os efeitos preenchem a tela com uma sobreposição de comentários gentis em vários idiomas. Ao mudar para a câmera frontal, você terá um brilho de corações e um incentivo educado para marcar um amigo que deseja apoio. A iniciativa parece uma forma de espalhar uma mensagem positiva como um método para aumentar o engajamento do usuário.
Este é o primeiro anúncio de produto sob o novo chefe do Instagram, Adam Mosseri, que assumiu o cargo após a saída dos cofundadores Kevin Systrom e Mike Krieger. A saída dos dois executivos se deu, supostamente, em meio a desentendimentos entre Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.
Citando fontes anônimas familiarizadas com o assunto, a Bloomberg disse que Systrom e Krieger estavam frustrados com o aumento do envolvimento diário de Zuckerberg, que se tornou mais dependente do Instagram no planejamento do futuro do Facebook.