Ir para o conteúdo principal

Que o mundo virtual é uma diversão para seus filhos, você já sabe. De contação de histórias a modernos bichinhos virtuais, os sites infantis com certeza vão animar a brincadeira do seu filho. Veja a lista de 11 sites bacanas, publicadas pela Crescer e vão desde comunidades virtuais a sites com contações de histórias com os melhores – e mais seguros – endereços para ele.

Aproveite a oportunidade, brinque e compartilhe com seus filhos estas experiências.

COMUNIDADE VIRTUAL

  • Club Penguin – Na forma de coloridos pingüins, as crianças podem conversar com outros usuários, imprimir desenhos para colorir e baixar papéis de parede. Para entrar no jogo, seu filho precisa enviar um e-mail para você autorizar. Você também pode escolher o tipo de interação que ele vai ter: o bate-papo seguro (em que algumas palavras são filtradas) ou o superseguro (com uma lista predefinida de frases). O cadastro é gratuito, mas para comprar acessórios e decorar o próprio iglu é preciso pagar uma assinatura.
  • Migux – Site brasileiro formado principalmente por crianças entre 5 a 12 anos de idade, o Migux permite “adicionar amigos”, conversar com outros usuários – tudo por meio de um avatar (personagem) -, decorar as casas de seus personagens, participar de gincanas e outros jogos, entre uma série de atividades. No quesito segurança, você pode ficar tranqüilo. As conversas entre os usuários são gravadas e quem quebrar as regras da comunidade pode ser banido ou até suspenso.
  • Webkinz  Para lá de fofinhos, os mascotes da comunidade virtual Webkinz já estão à venda no Brasil. Eles já existem no Canadá há cinco anos e se tornaram uma atração mundial. Isso porque, ao adquirir um dos 24 bichinhos da empresa, a criança tem acesso (pelo código de barras) a um mundo virtual seguro e especialmente elaborado para elas.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

  • Ilan Brenman – O escritor de livros infantis Ilan Brenman disponibiliza na internet seus contos. São mais de 600 histórias disponíveis em arquivo e exibidas no formato de vídeo com narração do próprio Brenman. Uma boa ideia para você também se inspirar e inventar suas próprias histórias para seus filhos.
  • Rádio Pipoca – Quem não gosta de uma história? Foi pensando nisso que foi criada da Rádio Pipoca. Os contos são narrados, têm duração de 2 a 5 minutos e, com o auxílio de imagens e sombras, trazem a criança a magia da literatura infantil. Uma dica: dá para gravar essas histórias em um CD e escutá-las com os seus filhos em casa e até no trânsito.

TELEVISÃO

  • Cocoricó – Com brincadeiras, jogos, imagens e vídeos os fãs da atração vão poder conferir todas as aventuras da turminha do Cocoricó, inclusive a recente viagem deles à cidade. Para quem perdeu algum episódio da temporada passada, é possível assisti-lo pelo site. A criançada ainda tem acesso a toda a trilha sonora do programa.
  • Cartoon Network – Dê vida ao seu personagem de desenho predileto. Essa é a proposta do site do canal Cartoon Network. Só que para entrar na brincadeira a criança precisa de uma autorização dos pais, enviada por e-mail. Depois desse processo, o seu filho cria o seu próprio avatar e viaja com ele por vários planetas deferentes, além de conversar por meio de mensagens pré-elaboradas com vários outros amigos.
  • Discovery Kids – O site do Discovery Kids traz várias atividades para crianças menores, principalmente na faixa etária de 2 a 5 anos. Um exemplo é o jogo dos sete erros, em que a criança precisa encontrar cinco bichos no cenário. Há outros jogos como o de contar histórias, memória, caça ao tesouro e música. O endereço conta também com uma área dedicada aos pais com informações sobre segurança na rede.

CRIE SUA HISTÓRIA

  • Turma da Mônica – Os personagens Mauricio de Souza ganham vida a partir da imaginação das crianças tanto nos gibis como no mundo virtual. No site, o seu filho pode elaborar a historia de quadrinho que desejar, com os personagens da turma da Mônica. Quem sabe o Cascão finalmente passa a tomar banho?

BICHINHO VIRTUAL

  • Shidonni – Ele sente fome, precisa de carinho e adora uma brincadeira. Como o antigo Tamagochi, o endereço virtual dá as crianças a responsabilidade de criar o seu próprio bichinho. Só que nessa versão do jogo, o seu filho desenha o próprio amigo. Para participar, é preciso fazer a instalação gratuita do programa no computador.
  • Bichos da Floresta – Semelhante ao Webkinz, a brincadeira nesse site brasileiro também começa com a compra de um bicho de pelúcia. Cada um é vendido separadamente e traz uma chave com uma senha para o site, válida por um ano. Nesse endereço, as crianças encontram brincadeiras que estimulam a criatividade e desenvolvem a coordenação motora, o raciocínio lógico, a memória, além de habilidades como reconhecimento de cores, formas, números e letras.

Fonte: Revista CRESCER

Participe da conversa 2 Comentários

Deixe uma resposta