Ir para o conteúdo principal

Sistema Operacional, ou Sistema Operativo, como dizemos no Português Europeu, é um programa, ou software, cuja função primordial é gerenciar os recursos de um equipamento ou computador.

Com certeza, você já conhece os principais. Dos quais temos o Windows da Microsoft, o Linux, o Android do Google, no caso de Smartphones e Tablets, ou mesmo o IOs, da Apple e temos ai a família MacOS, como o IPhone e todos as variáveis versões que o usa em seus dispositivos.

O SO, é o responsável para fazer com que todas as partes de um dispositivo se entendam, e neste caso, estamos falando do processador, da memória, do espaço em disco, dos arquivos… Não vamos nos estender muito em questões como inicialização do Sistema, ou na BIOS, ou mesmo de Sistemas Operativos de Rede, com permissões e os vários tipos de usuários que também são geridos.

Quero que perceba que o Sistema Operacional é o maestro que faz a regência entre todos os componentes de um equipamento, que envolve o hardware e também o software.

A parte que o usuário, ou utilizadores, visualiza. As janelas dos programas, as funções de abrir ou fechar uma imagem, um vídeo, o Youtube, o acesso a Internet, pela WiFi ou pela rede 4G, são todas realizadas por intermedio do SO. Sem exceção.

Para enriquecer sua compreensão sobre o importante papel deste software, precisarmos voltar um pouco no tempo, conhecer um vislumbre da história, e lembrar que os primeiros sistemas operacionais, eram de linha de comando, sem a interface de janelas que conhecemos hoje.

Já deve ter ouvido falar nos Mainframes. Máquinas enormes, com sistemas complexos que tem se tornado cada vez mais raro até mesmo em ouvir falar. Mas que ainda hoje existem, evoluído naturalmente para usos específicos.

Nesta perola o desejo é que você compreenda os Sistemas Operacionais Modernos e quando lhe falarem sobre o Sistema Operativo, você saiba bem o que isso significa, pois terá um papel muito importante na perceção de diversas coisas que veremos por aqui.

Um exemplo que auxilia no entendimento do importante papel do SO, pode ser visto quando você precisa editar um arquivo no Microsoft Word. Quem fica responsável por fazer o Word funcionar dentro de seus recursos é o SO. Quando você pede para abrir determinado arquivo, ele só pode ser localizado, dentro do disco do equipamento, porque o Windows, neste caso, organizou de tal maneira que o arquivo pode ser encontrado e o acesso a este arquivo somente acontece porque o Windows faz tudo funcionar de forma transparente aos utilizadores. Mas também é o gestor para que todos os outros processos, ou programas em simultâneo, possa ser executado dentro dos limites configurados.

Você, alem de estar trabalhando no Word, pode estar ouvindo suas músicas preferidas, ou mesmo realizando pesquisa simultaneamente. E tudo isso é gerenciado pelo Sistema Operativo. Atividade esta que chamado de multiprocessamento. Pois ele está executando diversos processamentos e atividades ao mesmo tempo.

Tenha em mente que as principais funções do SO, mesmo que você não veja isso acontecendo é:

  1. Gerenciamento dos Processos ou Sistemas;
  2. Gerenciamento da Memória (seja disco, memória RAM, etc.,)
  3. Gerenciamento de Recursos (Quanto cada processo deverá consumir de processamento, ou de espaço na memória. Quando este mesmo processo vai começar ou encerrar);
  4. Gerenciamento das entradas e saídas de dados (Pois toda a informação que é dado como entrada, seja pelo teclado ou importando um arquivo, precisa ser interpretado pelo Sistema Operativo)
  5. Gerenciamento dos Dispositivos (O hardware ligado ao equipamento. Os drivers, as impressoras, as placas de rede, os cartões de memória e etc.)
  6. Gerenciamento de acesso ou Segurança (definição do que? e quem pode fazer o que? Dentro do sistema.)

Como parte importante do Sistema Operacional, temos o Kernel, que é o Núcleo, o componente central do Sistema Operacional. Mas, somente para falar do Kernel precisaríamos de uma perola exclusiva.

Espero que tenha conseguido dar um vislumbre do que é o Sistema Operacional. Se tiver ficado qualquer dúvida, pergunte, será um prazer esclarecer.

Até a próxima pérola.

Deixe uma resposta