Geração Y (também chamada Millenials ou Geração da internet) são os nascidos após a Geração X, considerando o início da década de 80 até o final da década de 90.

Foram impactados por grandes avanças tecnológicos e pela prosperidade econômica. Grande facilidade e acesso a bens materiais e ambientalizados em centros urbanos. Se seus antecessores (Geração X) possibilitaram o avança de novos recursos e dispositivos tecnológicos, estes praticamente nasceram em um ambiente totalmente desenvolvido.

Alguns estudiosos apontam que pais (Geração X) não querendo repetir a ausência das gerações anteriores, encheram seus rebentos de presentes e atenção. Alimentando a autoestima. Cresceram sendo sempre super estimulados, conectados e com capacidades de realização de múltiplas tarefas.

É a primeira geração conectada e globalizada. Cresceram com a internet desde a infância. Obviamente com isso, interagem no mundo virtual com muita facilidade. A internet é uma necessidade, com grande facilidade de manter relações pessoais intimas mesmo à distância. Trocam experiencia, aconselham, comparam, aprendem de forma muito virtual, pois estas características estão inseridas no DNA.

Nascidos numa época de encerramento de grandes questões existenciais, e fortes modificações políticas, esta geração também é conhecida pela forte e crescente individualização e extrema competição entre si. As informações são disponibilizadas em volume e progressão geométrica, tudo é muito rápido e o tempo parece correr como nunca visto.

No caso de não se sentirem valorizados e motivados no ambiente de trabalho, não pensam duas vezes em mudar de emprego. Preferem adquirir experiência em diferentes áreas de diversas empresas, do que trabalhar anos em uma única empresa. Existe uma grande necessidade de entender bem os conceitos e limites que os cercam. Às vezes, o que parece ser óbvio para seus pais, para eles nem sempre é.

Principais características que gostaria de destacar:

  • Muito estimulados gerou a facilidade de múltiplas tarefas, “tudo ao mesmo tempo agora”;
  • São impulsivos, imediatistas, impacientes, usam a fidelidade a marca para reafirmar comportamento coletivo;
  • Possuem grande déficit de atenção, dificuldade de leitura e redação.
  • Individualistas ao extremo, dinâmicos, tem atração por desafios e energia de sobra para realizar diversas tarefas de complexidade variadas.

A geração Y cresceu em meio a um valorização do individualismo e extremada competição. Impactando significativamente em suas caraterísticas.

O que achou deste artigo?