Os mais novos a desembargar nesse mundo, são os chamados Geração Alpha. O interessante é que no inicio do projeto Web Segura, estes ainda não tinham nem nascidos e são os que tem causando grande impacto na forma de interação com a internet.
Nascidos a partir de 2010, já se deparam com um contexto global totalmente reformulado do que sua geração antecessora. Com tecnologias muito mais avançadas, a Internet das Coisas com dispositivos inteligentes, Inteligência Artificial batendo a nossa porta e o grande volume de informação disponíveis em qualquer bugiganga conectada a internet.
O termo cunhado no inicio de 2010 derivando da letra “a” do alfabeto grego o Alpha, definitivamente traz um vislumbre de que, esta será uma geração que irá liderar com uma grande transformação em escala mundial. Com a nativa disponibilidade das inovações tecnológicas cada vez acontecendo de forma mais rápida, a adaptação destas crianças a novos estimulos traz grande expectativa para onde poderão levar a humanidade.
Com características que já se destacam por serem extremamente curiosas, muito espertas, uma facilidade tremenda para propor novas soluções e uma grande vinculo com os dispositivos eletrônicos.
Tenho um espécime desta em casa, nascido em 2012. Me surpreende diariamente com sua independente, já demonstra forte opinião e seu maior castigo é quando digo que vou cortar todos os eletrônicos até que ele se comporte direto.
Provavelmente terão um pulo educacional nunca visto, levando em consideração que começam a estudar muito cedo, com conteúdos didáticos, digitais, interativos e ricamente elaborados, (quando os pais conseguem) e em alguns casos, até mesmo aulas de robótica e programação já fazem parte do conteúdo educacional de criança de 06 anos.
Como pais e responsáveis precisamos reciclar a nossas habilidades para compreender o novo, e mais do que nunca, o uso correto da internet. Ações de forma responsável e ética, precisam estar no escopo de orientação, pois desde pequeno estas orientações, farão o alicerce para enfrentar os desafios em suas vidas futuras.
Provavelmente pela grande facilidade da informação e disponibilidade de conexão, estarão mais cedo expostos a cyberbullying e outros perigos cibernéticos.
Isto mais do que nunca reforça o nosso papel de orientar e acompanhar. Ensinando valores importantes e acima de tudo, estar em todos os universos junto das crianças, aos quais elas estão inseridas. Nosso mundo, apesar de facilitar o dia a dia com novas tecnologias, tem se tornado cada vez mais duro e mais complexo.
Participe da conversa Um Comentário