Criminosos estão aproveitando o Dia das Mães para enviar mensagens maliciosas, com o intuito de incentivar a vítima a abrir páginas maliciosas com o intuito de conseguir roubar informações pessoais e financeiras.
Segundo a Symantec, mensagens com iscas oferecem produtos com preços atrativos, pesquisas falsas e links para compra de “presentes personalizados”. São mensagens com os títulos “Torne o Dia das Mães especial com um presente personalizado”, “No Dia das Mães presenteie com um buquê de $19,00” ou até mesmo “Negociações de carros do Dia das Mães (50% de desconto em cada modelo e marca)”.
Os golpes podem sofrer algumas variações, mas tem o Dia das Mães como tema principal. Fique atendo ao receber e-mails não solicitados ou promoções tentadoras demais. Não clicar em links estranhos ou e-mails recebidos de desconhecidos – ou mesmo de conhecidos, mas que parecem suspeitos. Se for comprar pela internet, procure por lojas conhecidas, e se possível pesquise se não há indícios de reclamações de uma loja na internet.
Também fique atento
Redes Sociais – Crackers aproveitam-se de ferramentas disponíveis em plataformas sociais – como aplicativos – para disseminar golpes e espalhar vírus, ou até mesmo roubar o perfil dos usuários.
Cartão de Credito – Nem todas as mensagens de promoção que chegam à caixa de entrada são legítimas. E-mails de supostas promoções quase sempre irão solicitar o número de cartão de crédito para “validar” a participação, assim o golpista irá clonar o cartão da vítima. Outros podem tentar instalar um Trojan bancário.
Grande apelo – Datas com grande apelo, como é o dia das mães é o segundo dia com maior número de vendas no ano, portanto é natural que a procura por lojas de e-commerce aumente nessa época”. E com isso, o aumento de golpes também: diversas lojas online falsas, incluindo algumas de compra coletiva, usam os artifícios da propaganda para enganar consumidores desavisados.
Vale alertar que mensagens deste tipo nunca devem ser respondidas, pois isto pode servir para confirmar que o seu endereço de e-mail é válido. Esta informação pode ser usada, por exemplo, para incluí-lo em listas de spam ou de possíveis vítimas em outros tipos de golpes.
Ao clicar no link de uma mensagem ou de um site que faz parte de um esquema de fraude, será apresentada uma janela, solicitando que você salve o arquivo. Depois de salvo, se você abrí-lo ou executá-lo, será instalado um programa malicioso (malware) em seu computador, por exemplo, um cavalo de tróia ou outro tipo de spyware, projetado para furtar seus dados pessoais e financeiros, como senhas bancárias ou números de cartões de crédito. Caso o seu programa leitor de e-mails esteja configurado para exibir mensagens em HTML, a janela solicitando que você salve o arquivo poderá aparecer automaticamente, sem que você clique no link.