Ir para o conteúdo principal

Os recursos e as ferramentas de Inteligência Artificial (AI) estão crescendo em uma velocidade surpreendente e realmente ajudam a tornar nossas atividades mais eficientes. E isto tem trago vantagens em todas as áreas. MAS as IA armazenam suas informações para histórico, estatísticas, melhorias dos recursos que são oferecidas a todos e compartilhamentos.

Tenha plena consciência que as suas informações, uma vez inseridas nestas ferramentas são analisadas e isto traz riscos digitais a sua segurança digital, sua privacidade, de seus clientes e provavelmente de sua organização.

Isso pode acarretar quebra de confidencialidade, expondo dados sigilosos na internet, trazendo problemas de reputação. Podemos até mesmo ocasionar questões judiciais contra você. As IA compartilham com terceiros mesmo sem sua autorização e conhecimento.

Sem contar, que hoje podem ser utilizadas para criação de códigos maliciosos ou explorar informações confidencias. E isso não é exclusivo da AI como o ChatGPT (multipropósito), mas também é pratica do Bing Chat (multipropósito), GitHub Copilot (programação) e Beatiful.AI (apresentações).

Acha que estou exagerando? Veja o que aconteceu com a Samsung: “Ops… trabalhadores da Samsung acidentalmente vazaram segredos comerciais via ChatGPT

Uso com tranquilidade ferramentas de IA no seu dia a dia. Elas são valiosas para aumentar sua produtividade e eficiência. Eu mesmo descubro todo dia, novas IAs, novas funcionalidades e a Inteligência Artificial é o futuro, sem volta, mas não custa mais uma vez, reforçar comportamentos seguros na internet:

  • Utiliza passwords fortes e exclusivas, se possível ative o 2º Fator de Autenticação sempre que possível. Deste modo poderás evitar a possibilidade de reutilização de credenciais e acesso não autorizado aos recursos digitais que utiliza
  • Nunca utilizes o teu email corporativo para criar contas nestas ferramentas.
  • Nunca envie informação internas de sua organização ou confidencial, tais como informações financeiras, informação de negócio, informação técnica, dados pessoais, imagens de colaboradores, passwords, entre outros.
  • Não utilizes estas ferramentas para desenvolver ou otimizar código em programação, quando o código tem componentes proprietários que se forem relevadas comprometem a confidencialidade e a inovação. Se o código for abstrato e não tiver informação proprietária de negócio podes utilizar estas ferramentas como acelerador do teu trabalho.
  • Evita a utilização de versões gratuitas de ferramentas AI que podem não garantir as medidas de segurança apropriadas para tratar informação interna ou confidencial.

Mais recomendações para sua segurança e entender estes recursos, veja estes artigos:

Você sabe o que seu “Registro de Atividades” no Facebook esconde?

Entenda a diferença entre a Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning

Deixe uma resposta