Ir para o conteúdo principal

No início, o termo computador, não passava de equipamentos gigantescos que auxiliavam no poder matemático de grandes empresas e institutos educacionais. O avanço da tecnologia, levou ao desenvolvimento de dispositivos cada vez menores, mais potentes e mais confiáveis. Essa disponibilidade computacional, acelerou o acesso a dados cada vez mais elaborados e deu origem ao conceito que hoje conhecemos com Tecnologia da Informação.

Se percebemos bem, este conceito, faz muito sentido. Pois a informação, desde sempre teve muito valor.

A tecnologia e a informação, fazem uma sinergia e potencializam os negócios. Está serie de artigos e vídeos, chamados Pérolas de Tecnologia, tem o objetivo a lhe auxiliar em entender conceitos entre a área de tecnologia e os negócios de uma maneira simples, para que consiga navegar entre estes dois mundos com facilidade.

Mas antes, vamos definir o que é a informação.

Do ponto de vista da informática, sem entrar na definição de bits e bytes, informação é um dado, que pode ter ou não valor. Mas para os negócios, é um bem. Apesar de seu valor, a nível de negócios, ser difícil de ser estimado, pois necessita ser organizado, para que se possa extrair o seu valor. E esta informação após ter sido organizada, pode ser um divisor de águas para o sucesso, ou mesmos a sobrevivência de grandes instituições. Assim, a tecnologia da informação, começar a demonstrar o importante papel que possui para as organizações. Pois a partir do momento que se utiliza a tecnologia para tomar decisões baseadas nas informações que você possui é passível de ser obter benefícios.

Então, agora já pode ser percebido que utilizar os recursos tecnológicos, permite agregar valor de formas mais diversas. Mas esse conhecimento, esta informação precisa ser aplicada, para se extrair de forma mais eficiente o seu valor.

Umas das formas que as organizações se valem para explorar os recursos da informação, é na organização de um departamento exclusivo de tecnologia. Ou seja, no Departamento de TI.

Umas das funções do Departamento de TI, e zelar/cuidar da informação, fornecendo dados estratégicos, para a tomada de decisões aos executivos de negócio. Se valendo de todos seus recursos, sejam de hardware, software ou profissionais especializados, para auxiliar na execução de ações para garantir sempre os melhores resultados.

Um Departamento de TI, pode ser dividido em três pilares principais:

1.       Na Infraestrutura de TI: Que a grosso modo, podemos dizer é o base responsável pelo alicerce. Servidores, computadores, equipamentos de rede, telecomunicações e softwares envolvidos, por exemplo. Teremos um capítulo dedicado a Infraestrutura de TI.

2.       A TI Operacional: Este é o segundo pilar, e reúne a mão de obra. Ou seja, os recursos humanos que conseguem fazer com que a parte de software e hardware funcionem bem. Seja no suporte técnico, seja na implementação de sistemas, no desenvolvimento, na área de proteção dos dados.

3.       E a Governança de TI: Este pilar, reúne profissionais e recursos de TI ou não, que no seu dia a dia, estão envolvidos com os processos, as políticas, normas, estratégias e análises ligadas à TI.

Quando mais próximos estes três pilares estiverem envolvidos com a área de negócio, mais valor na informação será entregue aos gestores do negócio.

Pense no departamento de TI, como o motor de um veículo, que tem o objetivo de auxiliar o motorista, neste caso o departamento executivo, a chegar no destino que deseja, da forma mais eficiente possível.

Se este motor não estiver bem calibrado, bem ajustado, se não for cuidado por profissionais experientes, sempre utilizado o combustível correto, não será possível que o condutor conduza o veículo da maneira mais eficaz possível.

Assim, começamos a perceber, que existem profissionais de TI, cada vez mais especializados, seja estes em Cloud, Desenvolvimento, Analista de Dados, CyberSegurança, Inteligência Artificial…

Cada área de TI, tem suas habilitações e certificações, que permitem que estes profissionais, se tornarem cada vez mais especializados, para que possam auxiliar as organizações a extrair o máximo de valor possível de suas informações.

Mas falaremos mais disto na perolas a seguir. Por agora, quero que analise o quanto você precisa de tecnologia, funcionando bem no seu dia a dia.

Imagina o impacto que terá, quando a internet de sua organização parar de funcionar, ou mesmo uma atualização do ERP, se este estiver que ficar dois dias fora do ar, para atualizações? Qual o impacto que isso pode ter no seu negócio?

Posso citar dezenas de exemplos onde a exigência de manter as informações disponíveis é uma questão de sobrevivência nos dias atuais.

A principal informação que desejo que guarde é que Tecnologia da Informação não é apenas uma questão de deixar os sistemas funcionais, mas hoje se tornou um elemento central nas organizações. Se tornou uma necessidade dos tempos atuais. Onde nunca se viu uma escala tão grande de informação utilizável e hoje temos disponível todo um ecossistema para auxiliar as organizações a trabalharem a tecnologia da informação da forma mais refinada e inteligente possível.

Deixe uma resposta